MATURIDADE - parte I

O que é maturidade? O que é ser uma pessoa madura? Esse é um daqueles assuntos que muitas pessoas acreditam que sabem mas não sabem. É o tipo de assunto que, se fosse bem compreendido, seria benefício a cada indivíduo e toda a sociedade.
Mas antes de falar em maturidade, podemos abordar o antagônico à maturidade, que é a infantilidade. Se prestarmos bem a atenção nas crianças e no comportamento infantil delas, percebemos muitos pontos em comum com adultos que não amadureceram.
Uma típica criança é cheia de vontades e não aceita ser contrariada, tudo tem do jeito que ele quer e quando ela quer. Não tem a paciência para esperar o momento certo para conseguir o que quer. Podemos chama-las de egocêntricas.
Já a maturidade é análoga a inteligência emocional, que é a capacidade que cada pessoa tem de manter-se equilibrado diante de cada desafio da vida. É reconhecer os próprios limites e supera-los em cada oportunidade.
Controlar a própria furia e sua capacidade de provocar destruição é um desafio de cada ser humano. Superar os limites de um cérebro de comportamento primitivo para evoluir para uma mente capaz de conduzir a comportamento civilizado e equilibrado.
Ser uma pessoa madura é ser capaz de recomeçar casa vez que tem um desacerto na vida, ou quando os resultados obtidos não são aqueles que foram esperados. Maturidade é assumir as responsabilidades pelos próprios atos e pelos resultados que alcançou em cada etapa da vida.
Tem uma palavra desconhecida da maioria das pessoas mas que pode servir para descrever bem o que significa ter maturidade ou inteligência emocional: Resiliência. Resiliência é uma palavra utilizada na psicologia que descreve a capacidade que uma pessoa tem de voltar ao seu estado natural depois que a pressão passa. Ser resiliente significa não perder completamente o equilíbrio em cada situação de estresse que passa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Queda de cabelo: causas, dicas e remédios caseiros

Motivos que farão você começar a substituir o pão por tapioca

10 sinais de que você tem intolerância ao glúten!