quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

VELHICE

Não deixe para pensar em sua velhice quando for tarde demais. Cuide de sua saúde, de sua vida familiar e social, além de sua vida espiritual enquanto não está doente, isolado e sendo um peso para os outros.
Cuide de sua saúde. Muitas pessoas acreditam que um plano de saúde ou aposentadoria é a solução para seria problemas, que não precisam se cuidar porque não sentem ainda o peso da idade. Mas o tempo é cruel com quem descuida da sua própria saúde, comendo alimentos industrializados cheios de conservantes, sódio, gorduras, açúcares e glúten, além de carnes vermelhas, com hormônios, mercúrio e alimentos cancerígenos. Excesso de álcool e cigarros são outro tipo veneno que as pessoas consomem irresponsavelmente.
Cuidar de sua mente é outro aspecto que as pessoas devem cuidar muito,a doenças degenerativas chegam mais rápido para quem não se cuida. O cérebro é um órgão que precisa de estímulos e desafios para continuar a funcionar normalmente. Usar sua capacidade mental e criatividade previne de problemas como demência mais adiante. Leve uma vida mais despreocupada, deixe de se incomodar com bobagens e deixe de tanto rancor, isso acaba com duas forças. Não faça dívidas desnecessárias para depois não ficar no desespero e de mal humor, não gaste mais do que ganha.
Tem pessoas que desprezam seus familiares em troca de seus amigos de curtição, bebidas, jogos e de farra em geral. Acreditam que a vida é uma só e devem viver alucinadamente como se não houvesse um amanha. Mas envelhecem, seus amigos se afastam ou morrem e depois querem assistência de familiares aos quais desprezou durante sua vida. E não entendem porque estão sem assistência de ninguém, não percebem que não souberam cativar o carinho das pessoas quando tiveram oportunidade.
Assim como tem pessoas que se isolam com seus familiares, marido, esposa e filhos achando que o mundo só se resume a eles. O tempo passa, os filhos crescem, o marido arranja outra e vai embora, ou a esposa se cansa de tanto isolamento e se separa. Ai teremos um homem ou mulher sozinhos em idade avançada e sem ninguém nem mesmo para fazer um chá. Não adiantou tanto isolamento, seu núcleo familiar se desfez.
 

Nenhum comentário: