quarta-feira, 8 de março de 2017

Malcriações

Que sirva de exemplo: Estes dias andei fazendo mal-humorado e algumas malcriações. Mas sempre que sinto que estou com minhas energias desajustadas eu procuro saber qual a causa de tanta insatisfação. Pois, acreditem, até nosso mal humor segue um padrão a anuncia quando a bomba de fúria está prestes a explodir.
Como eu já conheço o padrão, comecei a neutralizar e eliminar as causas de meu mal humor: Apaguei alguns nomes de minha agenda e evitarei contato com determinadas pessoas que não estavam me fazendo bem. Tem pessoas que só o contato com elas nos deixam desequilibrados pelos mais diversos motivos.
A vida é para ser leve sem tantas explicações. Mas tem pessoas que, por não nos conhecerem direito ou não terem a menor afinidade de ideias conosco, nos podem ou exigem explicações o tempo todo, e isso chega a ser desgastante. Excesso de explicações e justificativas nos enfraquecem.
Tudo o que nos aborrece deve ser evitado sempre que possível. No meu caso, sou excessivamente tolerante até mesmo com quem me maltrata, até mesmo por um momento de carência. Mas o amor-próprio e a dignidade devem vir em primeiro lugar.

Nenhum comentário: