terça-feira, 7 de março de 2017

Por que estudar sobre o Universo? - parte II

Conforme eu escrevi sobre este assunto, estudar sobre o Universo pode não ter aplicação prática para a maioria das pessoas em seu cotidiano. Mas se analisarmos bem, podemos ter uma ideia da dimensão da nossa pequinês diante da imensidão do Cosmo.
Para entender melhor este assunto, basta observar as formigas trabalhando incessantemente: elas não devem ter ideia da dimensão de nossa cidade ou mesmo do nosso continente. De acordo com o tamanho delas, o mundo deve parecer infinito. E se tomarmos como exemplo as colônias de microrganismos em uma fruta podre no chão, nem dá para imaginar elas atravessando o nosso continente para visitar o Canadá, por exemplo. Com certeza elas duvidariam da existência de vida em uma fruta podre em outro continente, diriam que é Teoria da Conspiração ou coisa assim, se pudessem raciocinar e falar.
Ainda não parei para estudar essa nova onda Teoria da Terra Plana, que vem circulando na internet. Como se não bastasse divulgar que a chegada do homem a Lua fosse uma farsa, agora estão divulgando que a Terra é plana como uma pizza, que tem a parte de cima onde estão os continentes e oceanos e a parte de baixo como sendo um prato para apoiar isso tudo. Veja que insanidade o que publicam livremente, e tem gente incandescida para apoiar este tipo de pensamento (se é que podemos chamar isso de pensamento). Imagine se a Rússia, China, Irã ou mesmo a Coreia do Norte iriam ficar em silêncio sobre os Estados Unidos se vangloriarem de terem chegado primeiro a Lua ou mesmo sobre a mentira do planeta esférico? Não haveria necessidade de tantos gastos com satélites e antenas de retransmissão de televisão e telefonia se a Terra fosse plana. Essa teoria remete ao tempo da Idade Média, onde se tinha como verdade que a Terra era o centro do Universo, assim como o Sol girava em torno da Terra. Naquela época não existiam aviões que cruzam continentes a alturas estratosféricas, disponíveis para qualquer um que possa pagar pela passagem. Onde está a conspiração? e ainda dizem que mentiram para nós. Muita insanidade. Esse assunto já foi parar na televisão, tamanha falta de assunto da programação das emissoras.
Sei que uma pessoa inteligente sabe tolerar as diferenças de opinião. Mas se formos debater tudo que se publica ou mesmo alguém diz, passaríamos mais tempo debatendo bobagens do que desenvolvendo ciência verdadeira ou trabalhando para nossa prosperidade e de nossa sociedade.

Nenhum comentário: