sexta-feira, 3 de março de 2017

Relações e as ideias

Acredito que qualquer tipo de relação só se torna duradoura e prazerosa  se as pessoas manterem contato principalmente pela afinidade das ideias. É no campo que os corações se encontram e as relações se solidificam. Se as ideias das pessoas convergem para o mesmo ponto, as diferenças físicas e sociais desaparecem ou ficam num plano insignificante. Busque quem tem afinidade com você e não haverá esforço para manter a relação. Podem haver divergências, mas a ela permanecerá intacta.  Além disso, uma relação baseada nas ideais não será entediante, porque as ideias não são estanques e sempre surgem novas ideias, o que tornam as relações dinâmicas e sempre interessantes. Sempre haverá novidades e surpresas, a criatividade produzirá sempre frutos saborosos e diversificados.
É bom deixar tudo acontecer naturalmente, mas para isso é necessário dominar o animal chamado ansiedade. A ansiedade é filha direta das nossas vontades. É elas que tudo na hora e sempre se acha injustiçada, além de ser insaciável. Uma pessoa ansiosa nunca está satisfeita, pois sempre deseja algo que não tem e que tudo logo, mas não está preparada para receber o que quer e normalmente não precisa do que pensa que quer. Pior que ansiedade atrai ansiedade e só atrapalha. Ela está sempre com pressa e sempre nos faz achar que tudo será melhor depois que tivemos exatamente aquilo que desejamos com tanto ardor.
O ideal é parar de desejar por um momento, é preciso aprender a relaxar e meditar, esvaziar a mente de tantos desejos e ansiedades, parar para ouvir o que as pessoas a nossa volta estão dizendo ou apenas falando, quais são seus interesses e se há algum ponto em comum com nossos próprios interesses.
Quando paramos para perceber o ambiente a volta, ficamos estarrecidos e até desconcertados com o que descobrimos: Passamos a maior parte do nosso tempo com pessoas que não tem a menor afinidade de ideias com as nossas, mas o medo da solidão nos faz ignorar a realidade para vivermos num mundo de sonhos e fantasias. A ansiedade atrapalha de vermos a verdade como ela é realmente é, perdendo tempo em relações vazias e infrutíferas.
São nas ideias que encontramos nossa força e nosso caminho, desde que não nos torturemos com a ansiedade. Tudo ao acontece no tempo certo, acredite nisso ou não. A ansiedade não faz nada acontecer mais rapidamente e nem mostra um atalho para alcançarmos mais rapidamente o que tanto desejamos.
Já a serenidade é filha direta da sabedoria e de todas as virtudes. A serenidade acalma seus batimentos cardíacos e o faz pensar com mais frieza e lógica. Ela busca encontrar soluções para você alcançar o que realmente precisa e respostas para os motivos de você não ter ainda alcançado suas realizações. Serenidade e paciência não é acomodação, mas um tempo que se dá para que tudo aconteça de forma natural e de forma permanente, livre do medo e da sensação de perda iminente. A vida nos testa o tempo todo e parece que o que mais desejamos é exatamente o que mais demora para se concretizar enquanto estamos ansiosos. Mas essa é uma lição que custamos a entender.
Por exemplo: até recentemente eu brincava muito com as pessoas, me esforçava para ser visto como uma pessoa simpática e não ficar isolado. Muitas pessoas ainda tem essa imagem minha, e é se difícil posta mim me desvincular desta imagem e do meu comportamento público quase infantil, era visto como uma pessoa imatura e até sem formação superior, tudo por medo de ficar só e não ter com quem conversar. De nada adiantou renunciar aos meus talentos e minha vida, pois o isolamento persistiu, por mais que eu tentasse disfarçar Minas ideias, meus o interesses e minha verdadeira natureza. Hoje em dia quero que as pessoas me conheçam como eu realmente sou e só se aproximem de mim se houver afinidades com minhas ideias, mesmo que não concordem com elas, mas elas tem que estar no mesmo nível que as minhas.
  Se você decidir começar este processo de mudança interna e aceitar algumas sugestões minhas, fique informado que é um caminho sem volta, você nunca mais será o mesmo e perderá boa parte de suas relações sociais, pois as pessoas a sua volta não acompanharão seu processo de mudança no mesmo ritmo que você. Acharão que está louco ou perdendo o juízo, é mais cômodo ficar na mesma situação e no mesmo ambiente conhecido do que tentar soluções novas e aventurar-se pelo desconhecido e solitário caminho do crescimento pessoal. Mesmo adiando sei processo de mudança, cedo ou tarde ele virá, quer você queira ou não. Você pode até não querer mudar, mas o ambiente a sua volta está em constante mudança e não há como deter o fluxo do tempo, é melhor aceitar e navegar na correnteza temporal. Hoje você pode até ter uma família relativamente estruturada, na o tempo muda tudo e a falsa sensação de estabilidade que você pode ter agora não passará de lembranças daqui a algum tempo.

Nenhum comentário: