terça-feira, 25 de abril de 2017

A História se repete

Quando eu estudava Historia Antiga e Medieval eu criticava os faraós por acreditarem que eram deuses. Eu achava um absurdo alguém achar que um moral fosse um Deus, assim como se isolar em um castelo como faziam os senhores feudais na Idade Média. Mas o que são as pessoas poderosas ou as celebridades de hoje senão uma forma de alguém achar que são alguma forma de divindade que devem ser idolatrados pelos seus admiradores ou temidos por seus inimigos? E o que são as residências ou as relações amorosas de hoje em dia senso uma forma das pessoas se isolarem dos outros como forma de sentirem-se protegidas?
Quem não aprende com os erros si passado tende a tornar a repeti-los. A pessoas não percebem que mudam os atores mas os personagens e a história continua a mesma. Continuam a pensar que podem e eternizar através da fama ou se proteger através do isolamento. A fama é passageira e as fortalezas sempre são invadidas por inimigos externos ou caem por rebeliões internas.
Não adianta alguém achar que dia beleza abrirá as portas para ela indefinidamente, que o dinheiro lhe trará a tão sonhada paz duradoura e uma relação a protegerá de todos os males do mundo. Endeusar a si próprio causa a própria ruína, assim como isolar-se só faz adiar o inevitável. Ao invés disso, deve-se criar alianças fortes para sobreviver aos períodos de turbulências e se for para endeusar alguém, equipe seja um Deus eterno e verdadeiro

Nenhum comentário: