sexta-feira, 21 de abril de 2017

Baleia Azul

Agora a febre do momento é um jogo no Facebook chamado Baleia Azul. É um jogo com desafios que incentivam as pessoas a se automutilarem, cometerem homicídios e por fim o suicídio. Existem curadores que mandam os convites às pessoas que aceitem devido ao nome um tanto inocente e até com um certo apelo ecológico. Mas depois que as pessoa aceitam o jogo, passam a receber ameaças de que vão ser rastreadas até chegar aos seus familiares caso recusem a tarefas ou desistam do jogo. Esse tipo de gente usa o medo que as pessoas cultivam dentro de si para usá-lo contra elas
Até onde pesquisei, o jogo envolve adolescentes propensos a depressão e torna-se realmente um incentivo ao suicídio e a cometerem atos bizarros que não teriam coragem de fazer se não tivessem um incentivo extra.
Numa sociedade desestruturada e materialista como a nossa, onde a relações pessoais estado cada vez mais frágeis e as pessoa se isolando em seus círculos sociais fechados que aplaudem tudo que seus membros fazem, não é surpresa que um jogo desses se torne uma ameaça. Essa repercussão toda só é um sintoma da sociedade doente em que vivemos. As pessoas querem mostrar que está tudo bem quando, na verdade,  estão destroçadas por dentro.
Ainda é cedo para avaliar a veracidade das ameaças desses curadores. Na o mais certo é manter-se afastado de um jogo baixo-astral como este. Mas este tipo de situação abre precedentes para outras cada vez piores. Se as pessoas não trabalharem seu próprio emocional, não será apenas um jogo de internet que será uma ameaça. Diante da situação turbulenta em que vivemos, com nossas autoridades políticas, econômicas e se religiosas com condutas sendo postas cada vez mais em dúvida, além da situação econômica e social do país e até do mundo, todo cuidado é pouco.

Nenhum comentário: