domingo, 30 de abril de 2017

Contestadores

Tem um filme que não vou dizer o nome (devido aos direitos autorais) em que um determinado capitão, muito convencido de dia esperteza, era incapaz de admitir quando estava errado, nem que isso lhe custasse a vida dele ou de outra pessoa. Tive um chefe que tinha o mesmo perfil, sempre se colocava como se estivesse um passo a frente de seus funcionários, além de fazer perguntas intimidadoras em público, e alguém que ousasse contesta-lo.
Tenho também uma pessoa conhecida que sempre se porta como se estivesse um passo a frente de todo mundo. Qualquer coisa que você afirme ou pergunte a rolha, esta pessoa diz que já sabe ou trata o que não conhece como algo sem importância. Ela é capaz de dizer que pode fazer uma cirurgia cerebral, tocar piano e programar os sistemas de defesa de um país. Ela age como se soubesse de tudo nesta vida.
São pessoas que sempre se colocam como espertas e tudo que fazem é desfazer das conclusões que outras pessoas levaram anos para consolidar. Pessoas assim não tem o menor constrangimento em destruir a autoestima de alguém apenas para manter sua suposta superioridade inabalada. E mesmo quando são flagradas após cometerem erros primários, são incapazes de admitir suas falhas. 
Pessoas com este perfil são cruéis, pois não deixam nenhuma idéia crescer a sua volta que não seja a dela mesma. Querem tentar manter o controle através de seu intelecto superior, de acordo com suas próprias conclusões.
Contestadores não acrescentam nada a uma discussão, só fazem contestar com perguntas do tipo: "Será mesmo?" ou "Tem certeza do que está dizendo?", ou ainda "De onde você tirou uma ideia destas?".  É inútil discutir ou tentar argumentar com pessoas assim.
As vezes falo com pessoas que estão sempre na defensiva, não expressam nenhuma opinião, mas rebatem tudo que você falar. Sai a mesmas pessoa que me disseram antes que preferem mais ouvir do que falar. Se você não disser nada, dos aquele silêncio constrangedor, mas se você falar, terá que se preparar para ser atacado com tudo que disse e afirmou.
Percebi que anos depois, esses contestadores não estavam melhores do que eu e ainda estavam isolados e perdidos em suas certezas. Sua arrogância de nada adiantou para evitar que fossem desmascaradas e caírem no desprezo das outras pessoas. Porém, já haviam provocado muitos estragos antes de serem descobertas.
Para manter a sua paz interior, identifique bem este tipo de pessoa desequilibrada antes que ela desequilibre você.

Nenhum comentário: