segunda-feira, 1 de maio de 2017

Contestadores II

Recentemente falei com uma pessoa que disse que o que escrevo é bem comum e não tem nada demais, mas o tempo que eu havia falado com ela foi morto pouco para avaliar o que escrevo. Pra mim ficou claro que a opinião desta pessoa não passou de despeito.
Decerto que o valor tem um peso diferente para cada cada pessoa, o que é de fundamental importância para uns, outros simplesmente ignoram. O juízo de valor é muito pessoal para cada um. Nem tudo desperta a mesma paixão em todas as pessoas na mesma intensidade. Tem pessoas que não valorizam o que lhe é caro é caro posta outras pessoas.
Mas cuidado quando este descaso não servirem de desmotivação para você seguir adiante em um projeto em que você tenha investido tempo e esforço. Aceite bem as críticas, mas saiba diligenciar o que é uma crítica fundamentada do que uma simples contestação.
Uma crítica tem embasamento em algum princípio imparcial e não tem a intenção principal de influenciar no resultado final. Um crítico pode aplaudir um trabalho como pode apontar as falhas que ele julgar pertinentes. Um crítico sensato pode reavaliar sua própria opinião se estas mesmas falsas foram corrigidas.
Já uma contestação pode ser simplesmente para forma de alguém desmerecer seu trabalho, sem a intenção de acrescentar nada de útil a sua obra. Um contestador malicioso não visa seu bem nem do seu público, apenas fora de se promover destruindo o trabalho alheio. Um contestador tende a ser intransigente e se for pressionado parte logo posta grosseria.
É melhor manter cautela e preste a atenção no conteúdo de uma crítica mas não se deixe influenciar os pessoas simplesmente negativas. Se alguém discordar de suas ideias, avalie tanto o conteúdo desta crítica como a intenção de quem te criticar. Ser você estiver seguro de suas ideias, não se deixará abater facilmente.
Evite também de ficar falando de seus planos futuros antes que você mesmo esteja seguro do que quer. As pessoas podem não ter noção da dimensão e abrangência do seu trabalho e poderão desmotiva-lo antes mesmo de você concluir uma etapa inicial de seu projeto. Se for pedir algum conselho, que seja com alguém equilibrado e que queira seu bem acima de tudo, nem que para isso tenha que discordar de você.

Nenhum comentário: