Os incríveis benefícios da erva-mate

A planta, que cresceu de maneira natural nessas regiões, foi aproveitada primeiro por povos Guaranis, e logo, de maneira mais ampla em tempos modernos na Argentina, Paraguai, Uruguai, Brasil e inclusive Chile.
A erva-mate é um arbusto pertencente ao gênero Ilex, plantas também conhecidas como congonha ou azevinho. Seu nome científico é Ilex paraguariensis, e cresceu de maneira natural nas conchas dos rios Paraná e Uruguai, principalmente em suas partes altas. Os nativos guaranis e tupis dessas regiões costumavam utilizar a erva de maneira tradicional, recolhendo as folhas da planta então silvestre.
Foram os jesuítas estabelecidos em missões (Argentina) que conseguiram domesticar e plantar a erva em grande escala. Atualmente o Brasil é o maior produtor de erva-mate, seguido por Argentina e Paraguai.
Benefícios da erva-mate
Essa erva contém cafeína em quantidades importantes, assim como antioxidantes, potássio, aminoácidos e vitaminas. Seus principais benefícios são:
  • Ajudam na saúde cardiovascular. Graças a boa quantidade de antioxidantes, o mate pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares evitando que o colesterol e as gorduras se acumulem nas artérias. Esse é um fator sumamente importante do consumo dessa erva tradicional.
  • Aumenta os níveis de “colesterol bom”. Relacionado com o benefício anterior, em estudos recentes realizados pela Universidade de Illinois (Estados Unidos), foi demonstrado que o consumo do mate aumenta os níveis de colesterol bom. Esse tipo de colesterol, também conhecido como HDL, nos protege contra ataques cardíacos.
  • Ajuda a retardar o envelhecimento. Pela mesma ação dos antioxidantes, o consumo regular de mate ajuda a prevenir a oxidação e o desgaste das células.
  • Resistência física. Tomar mate colabora com a aceleração do metabolismo, o que se consegue fazendo com que o corpo consuma os carboidratos de maneira mais rápida. O aumento de energia é devido tanto à queima das calorias consumidas com os alimentos como das que se encontram armazenadas no organismo em forma de gordura.

Como preparar a erva-mate

A maneira mais comum de consumo da erva-mate é, precisamente, como uma bebida, de mesmo nome. O chá mate se prepara adicionando as folhas secas e os ramos da erva moídos em água quente (sem ferver).
Tradicionalmente se utiliza um recipiente chamado cuia e uma espécie de “canudo” metálico chamado bomba. Na região do Rio da prata é comum reunir-se com os amigos para tomar mate, atividade conhecida comumente como “matear”. O consumo da bebida, para muitos, é diário.
Ficou claro que existem muitas vantagens em consumir mate. Não seria nada mal adotar o costume de argentinos e sulistas de nosso país e “matear” diariamente.
Fonte: http://melhorcomsaude.com/os-incriveis-beneficios-da-erva-mate/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Queda de cabelo: causas, dicas e remédios caseiros

Motivos que farão você começar a substituir o pão por tapioca

10 sinais de que você tem intolerância ao glúten!