Pular para o conteúdo principal

Aprenda a fazer batata frita crocante e light

Aprenda como fazer esse aperitivo delicioso de uma forma mais saudável.

Batata frita light / Imagem ilustrativa da receita

Comer batata frita é sempre uma delícia, ainda mais se for bem crocante. Ela combina com praticamente tudo e pode ser acompanhada de algum lanche, pode ser servida como aperitivo, ou ser servida na Comida. Combina muito com maionese, com ketchup e mostarda, tem pessoas que gostam de comer batata frita com sorvete. Enfim, ela pode ser servida de várias formas e atende aos mais variados tipos de pratos.
Mas muitos deixam de comer batata frita devido ao seu alto valor calórico. Em vista disso, preparamos algumas dicas essenciais que devem ser seguidas para um resultado mais saudável. Sigam estas dicas para diminuir o valor calórico da batata frita proporcionando uma apreciação sem culpa.

Batata Frita Crocante e Light

A escolha da batata ideal
Existem vários tipos de batas produzidas aqui no Brasil e importadas de fora do país, as industrializadas, que já vem pronta para fritar; não usem esse tipo de batata de forma alguma. Batata industrializada contêm muitos conservantes e produtos químicos que prejudicam a saúde a médio e longo prazo. Também evitem as batatas produzidas de forma convencional, elas trazem agrotóxicos, adubos químicos e pesticidas em grande escala. O ideal é sempre procurar alimentos orgânicos, por mais que seja difícil e o valor dos alimentos orgânicos seja mais caro do que os convencionais, esses alimentos trazem benefícios que remédio nenhum vai poder comprar no futuro.
Podemos encontrar vários tipos de batatas que são produzidas de forma orgânica e convencional, entre elas existem as batatas amarelas como a "Ágata; Bintje e Mondial", vermelhas como a "Asterix" e amarela clara como a "Baraka e Monalisa".
A batata que irá ser frita não pode ser qualquer uma, deve ser uma batata que, ao ser frita, corresponderá às expectativas dos olhos e do paladar. Para ficar crocante, o ideal é usar a batata "Asterix", também conhecida como batata rosada, que é facilmente encontrada em mercados e quitandas.
A "Asterix" tem menos água do que as outras batatas e isso proporciona resultados mais crocantes. Outras batatas também podem ser fritas, mas o resultado pode não ficar igual.

O tamanho ideal do corte e a temperatura do óleo
Após ter descascado a batata, o tamanho do corte também influencia muito para que ela fique deliciosa e crocante. Batata palito está entre 1 ou 2 cm de espessura, o comprimento varia de acordo com o tamanho da batata.
A panela que você utilizará deve ser proporcional à quantidade de batata que irá fritar e com capacidade para bastante óleo. A temperatura do óleo deve estar pré-aquecida em 180° Célsius antes de colocar as batatas para fritar.

A escolha do óleo mais saudável e o tempo de fritura
Muitos irão questionar, mas o óleo ideal para se fritar qualquer alimento é o óleo de coco.
O óleo de coco é um dos alimentos mais saudáveis e completos para o consumo humano. Existem várias pesquisas sérias que já provam tais benefícios, como o fato dele não saturar e não conter gorduras trans. Além disso, o óleo de coco é nutritivo, bem diferente dos óleos hidrogenados existentes no mercado.
A batata deve fritar de 20 a 25 minutos em fogo baixo, isso permite que ela frite por inteira e fique bem douradinha. Caso você queira deixar mais ou menos tempo, é de sua preferência.

Escorrer bem o óleo
Forre uma assadeira com bastante papel toalha ou guardanapo para absorver bem o óleo das batatas, logo após ter escorrido bem o óleo, coloque as batatas em um prato ou refratário e coloque sal a gosto. Sirva-se à vontade e de preferência com elas ainda quentes.
Siga todas as dicas e você poderá desfrutar de uma comida saudável e de baixa caloria. Caso queira adaptar o que foi passado, dê preferência para alimentos saudáveis como os alimentos orgânicos, é ai que está o segredo. #Light

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Queda de cabelo: causas, dicas e remédios caseiros

Motivos que farão você começar a substituir o pão por tapioca

10 sinais de que você tem intolerância ao glúten!