Remédios caseiros para pés secos e rachados

cracked_feet_800x418
Você sofre com pés secos e rachados? A pele do seu pé é vermelha, escamosa ou áspera? Você vê rachaduras nos seus calcanhares? Todos esses são sintomas comuns de pés secos. Infelizmente muitas pessoas sofrem desse problema em variados graus de acometimento. A razão para isso é porque, diferentemente das outras partes do corpo, a pele dos pés não possui glândulas sebáceas. Ao invés disso, glândulas sudoríparas são a única fonte de umidade.

Muitas vezes, somente essas glândulas sudoríparas não são suficientes para manter os pés umidificados. As causas comuns de pés secos são sabões não-hidratantes, clima frio, baixa umidade, banhos quentes, exposição ao sol e envelhecimento. Pé seco pode ser muito desconfortável e iniciar bastante coceira e queimação. Então, não deixe o problema sem ser tratado, tente aplicar alguns desses remédios caseiros assim que puder.
1. Suco de limão. O ácido presente nos limões dissolve a pele morta e é por isso que é indicado mergulhar os pés no suco de limão por dez minutos. Então utilize uma bucha para esfregar o pé e remover a pele seca.
2. Azeite de Oliva. As propriedades hidratantes do azeite podem ser salvadoras para peles secas e rachadas. Adicione algumas gotas de óleo essencial de lavanda ou limão para incrementar os efeitos. Combine os ingredientes escolhidos em uma jarra e chacoalhe até que se forme uma solução mais cremosa. E então aplique o creme feito em casa nos seus calcanhares secos.
3. Vaselina. Ao se fazer hidratação é muito comum o uso da vaselina ou outros produtos derivados. É recomendado passar a vaselina por todo o seu pé, inclusive em cima e entre os dedos. Para melhores efeitos, aplique a noite e durma com meias de algodão. Isso permitirá que a vaselina penetre nos seus pés. Não se esqueça de enxaguá-los pela manhã.
4. Açúcar. É recomendado esfregar um composto esfoliante feito em casa, com quantidades iguais de azeite de oliva e açúcar mascavo. Faça uma massagem em si mesmo com esta solução, e foque nas partes mais secas do seu pé. Depois de 10–15 minutos, enxágue seu pé em água gelada.
5. Mel. A enzima natural do mel pode curar o seu pé e ajudar a selar a umidade. Por isso recomenda-se mergulhar os pés em água morna com mel. Passados 10–15 minutos você já sentirá o seu pé mais macio.
6. Leite. O leite é rico em vitamina A e de outros nutrientes que contribuem para uma pele saudável. Também contém ácido lático, o que pode contribuir para eliminar as peles mortas e promover o crescimento de células novas e saudáveis. Faça um banho para o pé baseado em leite, combinando de 5 a 7 xícaras de água morna pra cada 1 xícara de leite.
7. Óleo de Gergelim. Esse óleo poderoso contém vitamina E e três diferentes tipos de ácido. Ele também possui propriedades anti-bacterianas. Recomenda-se mergulhar os pés em água morna por 10 minutos, e então esfregar o óleo de gergelim nos seus pés. O melhor é aplicar este óleo a noite antes de dormir.
8. Açafrão da terra / Curcuma. Esse remédio caseiro pode deixar o seu pé amarelo mas os efeitos miraculosos vão fazer valer a pena essa mudança de cor temporária. Esse remédio é especialmente poderoso para pessoas que possuem pés secos por conta de infecções como o pé de atleta. Misture três colheres do pó de curcuma em algumas gotas de óleo de coco e então aplique essa solução nos pés. Deixe descansar por 20 a 30 minutos e então lave seus pés com água morna e sabão neutro.
Dê um descanso para os seus pés com esses remédios caseiros, e seus pés vão ficar macios e saudáveis.
Como você faz para tratar os pés secos? Deixe nos comentários!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 sintomas que podem indicar o mal de Alzheimer na fase inicial!

Em apenas 10 minutos, você vai estar livre da dor ciática com este maravilhoso método natural!

20 dicas para emagrecer sem dieta